Teria Jesus sido crucificado na Sexta-feira? Guilherme Born

Em um dos meus debates, depois de várias informações postadas pelo meu oponente, comecei a buscar uma resposta adequada sobre a tese levantada por este.

Sua tese baseava-se em que Jesus não havia sido crucificado na sexta-feira e sim na quarta, antes da Páscoa (Pêssach).

Para chegarmos a esta conclusão, teremos que observar alguns rituais judaicos e temos que analisar o ano em que Jesus foi crucificado.

Segundo a maioria dos historiadores bíblicos, a contagem do nosso calendário possui alguns erros e que, destes erros, surgiu uma diferença de anos entre nosso calendário e o calendário judaico.  De acordo com a bíblia, Jesus nasceu alguns anos antes da morte de Herodes, o Grande, responsável pela morte de todos os primogênitos, a fim de matar o menino Jesus, o qual as profecias haviam dito que ele seria o rei. Com medo de perder seu trono, Herodes prosseguiu com tal ato, que terminou frustrado.

Vejamos a história:

Datação do Nascimento de Jesus

Jesus nasceu durante a vida de Herodes, o Grande, que os romanos haviam designado para governar a Judéia. Os calendários são contados a partir do ano em que se supõe ter nascido Jesus, mas as pessoas que fizeram essa contagem equivocaram-se com as datas: Herodes morreu no ano 4 a.C., de modo que Jesus nasceu 3 anos antes, a quando dos censos do povo Judeu, que ocorreu, exatamente, 1 ano após os censos dos outros povos também subjugados ao poder Romano. Estes censos ocorreram para facilitar aos Romanos a contagem do povo e a respectiva cobrança dos impostos. Os Judeus sempre se opuseram a qualquer tentativa de contagem, por essa razão, esta ocorreu um ano depois de ter ocorrido nos povos vizinhos.

A data de nascimento de Jesus é muito discutida. Devido a falhas do calendário há quem diga que Jesus teria nascido por volta do ano 6 d.C.. Porém, considerando que Jesus nasceu pouco tempo antes da morte de Herodes isto coloca-nos numa data anterior a 4 a.C..

Outra ajuda que temos para facilitar a localização da data do nascimento de Jesus foi que este ocorreu quando José foi a Belém com sua família para participar do recenseamento.

Os romanos obrigaram o recenseamento de todos os povos que lhes eram sujeitos a fim de facilitar a cobrança de impostos, o que se tornou numa valiosa ajuda na localização temporal dos fatos, uma vez que ocorreu exatamente 4 anos antes da morte de Herodes, no ano 8 a.C..

Entretanto, os Judeus tomaram providência no sentido de dificultar qualquer tentativa por parte dos ocupantes em contar o seu povo, pelo que, segundo a história, nas terras judaicas este recenseamento ocorrera um ano depois do restante império romano, ou seja, no ano 7 a.C.. Em Belém, o recenseamento ocorrera no oitavo mês, pelo que se concluiu que, Jesus nascera provavelmente no mês de Agosto do ano 7 a.C..

Outros fatos também ajudam a estimar a data exata. Conforme é relatado pelos textos bíblicos, no dia seguinte ao nascimento de Jesus, José fez o recenseamento da sua família, e um dia depois, Maria enviou uma mensagem a Isabel relatando o acontecimento.

A apresentação dos bebês no templo, bem como a purificação das mulheres teria de ocorrer até aos vinte e um dias após o parto. Jesus foi apresentado no templo de Zacarias, segundo os registros locais, no mês de Setembro num sábado. Sabe-se que Setembro do ano 7 a.C. teve quatro sábados: 4, 11, 18 e 25. Como os censos em Belém ocorreram entre 10 e 24 de Agosto, o sábado de apresentação seria o de 11. Logo Jesus teria nascido alguns dias depois de 21 de Agosto do ano 7 a.C..

Fonte: Wikipédia

Datação da morte de Jesus

Partindo então para a informação histórica e comprovada de que Jesus nasceu em 7 a.C., temos que calcular a data da sua morte. Sabemos que ele viveu exatos 33 anos. De acordo com o registro bíblico, ele morreu na preparação da páscoa. A palavra grega para preparação é paraskëue (παρασκευη). Algumas versões bíblicas traduzem como véspera ou preparação, outros como sexta-feira, a qual é o significado no grego moderno.

Neste link, podemos conhecer o calendário Judaico comparado com o nosso:

http://www.uwm.edu/cgi-bin/corre/calendar

Tendo Jesus morrido aos 33 anos e nascido em 7 a.C., então ele morreu no ano de 26 d.C. ou no ano 3786 no calendário judaico. Analisando o calendário permanente do judaísmo, no ano 26 d.C, a preparação da páscoa caiu na sexta-feira, ou seja, no início do sábado judaico (Shabat).

Entre com o valor "+26", que é correspondente à 26 d.C. no calendário civil/cristão

Agora iremos ver como é o costume judaico nesta data.

Pêssach e Shabat

O dia de sábado é santificado pelo Senhor e chamado de Shabat. Neste dia, nenhum judeu poderia exercer qualquer tipo de trabalho, além de trabalhos sacerdotais.

Quando o Pêssach (festa da páscoa – saída do povo do Egito) cai no Shabat, este deve ser transferido um dia antes, para que os preparativos sejam feitos antes da chegada do Shabat (sexta às 18h00min). Sendo o Shabat começado na sexta às 18, então o Pêssach, que deveria começar no mesmo horário, é passado para o dia anterior, ou seja, quinta, às 18.

Quando Erev Pêssach cai no Shabat, todos os preparativos para Pêssach são completados antes do início do Shabat, pois estas atividades são proibidas no Shabat. Nós nos conduzimos como se Pêssach estivesse para começar na sexta-feira à noite, com exceção de que as proibições de comer chamêts somente começam na manhã de sábado. Além disso, muitas das leis de Erev Pêssach são cumpridas na quinta e sexta-feira.

Bedicat Chamêts: A busca do chamêts não é feita na noite do 14º, mas sim na noite do 13º, quinta-feira à noite. Isso ocorre porque somos proibidos de segurar uma vela na sexta-feira à noite. “A Col Chamira é recitada após a busca.”

Cabe lembrar que este texto foi escrito por judeus brasileiros, utilizando nosso calendário (cristão). Basta acessar o site e encontrará todos os horários especificados como sendo o cristão, pois o Brasil este utiliza.

http://www.chabad.org.br/datas/pessach/guia/menu.htm

O Pêssach começa com o ascender de velas. Os judeus são proibidos de segurar velas depois das 18h00min de sexta-feira, portanto esse ritual deve começar sempre um dia antes, no 13º dia, quinta depois das 18. Assim sendo, todo o ritual do Pêssach poderá ocorrer tranquilamente durante toda a sexta, até ao meio-dia. Então começa o Shabat (as 18 de sexta) com tudo pronto e realizado.

No ano da morte de Jesus, 26 d.C, o 14º dia cai justamente na sexta-feira. Como manda a lei, o acender de velas começa às 18h00min do 14º dia. Mas este caindo na sexta, às 18 horas deste dia seria o início do Shabat, então se transfere para a quinta, às 18. Portanto a páscoa começa na quinta-feira, depois das 18, ou seja, início da sexta-feira judaica. Este ritual vai até sexta-feira, ao meio-dia. Assim, o Shabat poderá ser iniciado sem transgredir a lei.

De acordo com o texto bíblico, Jesus e seus discípulos cearam na noite em que ele foi preso. Portanto, ceou, foi preso e morreu no mesmo dia. Como eles cearam a páscoa, então a ceia foi na quinta-feira, depois das 18, ou seja, sexta judaica. Isso é afirmado pela lei judaica acerca do Pêssach. Nós nos conduzimos como se Pêssach estivesse para começar na sexta-feira à noite,”... A busca do chamêts não é feita na noite do 14º, mas sim na noite do 13º, quinta-feira à noite.

Carta de João aos gregos

João escreveu aos gregos. A forma de contagem do tempo não é a judaica e sim parecida com a nossa, onde o dia começa na meia-noite. A páscoa, para João, quando ele relatou isso aos gregos, iniciava na sexta-feira à meia noite (ou 0:00 de sexta). Então, a preparação da páscoa é na quinta-feira, e não na quarta. Partindo deste detalhe, os relatos e os horários se encaixam perfeitamente. Mesmo ele utilizando elementos do horário judaico, estes, são apenas para “ilustração” aos gregos. Vejamos o texto:

Um pouco antes da festa da Páscoa (Pêssach), sabendo Jesus que havia chegado o tempo (dia) em que deixaria este mundo e iria para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim. Estava sendo servido o jantar (ceia), e o Diabo já havia induzido Judas Iscariotes, filho de Simão, a trair Jesus.

Um pouco antes da festa da páscoa (Pêssach), ou seja, quinta-feira, antes das 18. Quinta-feira, depois das 18, começou o Pêssach, que ia até o meio dia de sexta. A frase “sabendo Jesus que havia chegado o tempo em que deixaria o mundo” nos mostra que ele foi morto no dia do Pêssach, e não na véspera.

O próprio ritual judaico vai nos esclarecer esta questão. O Pêssach tem uma peculiaridade. Quando ele cai num Shabat, o ritual deve ter início na quinta-feira, às 18 (ou sexta judaica) e todos os preparativos devem ser concluídos antes do meio-dia. Ou seja, até o meio-dia tudo deve estar pronto e todos os rituais realizados.

Essa peculiaridade, indiretamente, nos diz que Jesus foi morto realmente na sexta-feira, antes do Shabat começar. Vejamos:

Pêssach até o meio-dia

Jesus, após cear no início da sexta judaica (ou quinta depois das 18), foi preso e interrogado durante a madrugada toda e julgado por Pilatos na manhã da sexta. Por volta de 09h00min, Jesus foi acoitado e entregue totalmente ao governo romano. Houve mais um julgamento, incluindo os judeus, e após este, Jesus foi crucificado ao meio-dia. Até aí, a participação judaica aparece sempre. Mas, por que, depois do meio-dia, os judeus (sacerdotes) desaparecem da narrativa? Porque eles não acompanharam a execução?

Simples, porque os rituais do Pêssach deviam ser terminados antes do meio-dia e eles não podiam acompanhar mais todo o processo de julgamento e execução de Jesus devido a essa lei. Vejam que Jesus foi entregue para crucificação ao governo romano antes do meio-dia. A partir daí, ele foi pregado, levantado, morto e enterrado pelo governo romano. Os sacerdotes desaparecem completamente da narrativa. Os únicos judeus que estão junto a Jesus depois do meio-dia são sua mãe, João e as outras mulheres. O restante são todos romanos, que não necessitavam obedecer ao Pêssach.

Conclusão

Portanto, Jesus foi morto e sepultado na sexta-feira. Isso confirma as narrativas bíblicas, de que João diz que foi na sexta e que o sepultaram às pressas devido ao Shabat (sábado).

Concluindo, a narrativa de que Jesus foi enterrado durante três dias e três noites de fato não é literal e sim usada como expressão idiomática, conforme o estudo seguinte:

Se ele morreu na sexta, como pode ter ressuscitado no domingo, sendo que ele disse que ficaria enterrado durante 3 dias e 3 noites? Clique aqui

Bibliografia:

Datação do nascimento de Jesus - Wikipedia.org
Costumes do Pêssach e Shabat:
http://www.chabad.org.br/datas/pessach/guia/menu.htm
http://brasiliavirtual.info/tudo-sobre/pessach

Calendário Judaico - http://www.uwm.edu/cgi-bin/corre/calendar
Bíblia de Estudos NTLH - Sociedade Bíblia do Brasil
Bíblia de Estudos NVI - Sociedade Bíblica Internacional
NVI Digital em Cd-rom - Sociedade Bíblica Internacional
Textus Receptus (grego) - bibliaonline.com.br
Westcott/Hort with
variants (grego) - bibliaonline.com.br
Interlinear Westminster Leningrad Codex (hebraico) - ISA basic 2.0 RC1