Quantos Deus matou por prostituírem-se com as filhas dos moabitas?

23.000:
I Co 10:8 – ”E não nos prostituamos, como alguns deles fizeram e caíram num dia vinte e três mil”.

24.000:
Nm 25:9 – ”E os que morreram daquela praga foram vinte e quatro mil”.

Descontradizendo - Pipe

Qual é o assunto central do que Paulo está falando? É dar ênfase ao número de pessoas que foram mortas? Ou falar a respeito da idolatria e da imoralidade (vs.7-8), pôr Deus a prova (vs.9), ou a murmuração (vs.10)?

É lógico que a ênfase não está em dar um número exato de quantas pessoas morreram. E segundo alguns comentaristas, também no que se refere ao texto de Números, o número de 24.000 pessoas mortas pode não ser também um número exato, mas apenas aproximado.

Por exemplo: Quando a televisão retrata o número de pessoas mortas em um desastre e este número ultrapassa os milhares, ela não se preocupa em dizer por exemplo: “ – Foram mortos 23.751 pessoas no maremoto de ontem!”. A não ser que seja literalmente contado de fato os mortos, o que se dá é apenas um número aproximado.

Concluindo

Não se trata de uma contradição e sim de uma despreocupação em dar números exatos tanto no texto de I Co 10:8 quanto no texto de Nm 25:9. A ênfase está na conseqüência de se desobedecer à Deus.

Obs: Vocês acham que em Nm 25:9 morreram 24.000 pessoas exatamente?

Talvez tenha de fato sido, porém o mais provável é que se trata apenas de um número aproximado e não exato.

Descontradizendo - Guilherme Born

E não pratiquemos imoralidade, como alguns deles o fizeram, e caíram, num só dia, vinte e três mil.

Podemos observar também que os dois textos possuem uma pequena diferença, que elucida completamente o problema.

Paulo enfatizou que em um só dia, ou seja, em um único dia, foram 23 mil mortos. Ele enfatizou esse "único dia" muito claramente. Já o texto de Números parece apontar para o total de mortos decorrentes da praga, não importando em quanto tempo decorrido. A informação dada é apenas a quantidade total de mortos.

Como o Pipe escreveu acima, temos que observar que este número é aproximado e arredondado.

Concluindo

Neste caso, poderíamos dizer que se trata de contradição se ocorresse ao contrário. Que num só dia morreram 24 mil, e em números apenas 23 mil, que seria o total geral.