Onde Arão morreu?

Arão morreu no Monte Hor:
Nm 20:27-28 - Fez, pois, Moisés como o SENHOR lhe ordenara; porque subiram ao monte Hor perante os olhos de toda a congregação. E Moisés despiu a Arão as vestes e as vestiu a Eleazar, seu filho; e morreu Arão ali sobre o cume do monte; e desceram Moisés e Eleazar do monte.

33:38 - Então, Arão, o sacerdote, subiu ao monte Hor, conforme o mandado do SENHOR; e morreu ali, no quinto mês do ano quadragésimo da saída dos filhos de Israel da terra do Egito, no primeiro dia do mês.

Arão morreu em Mosera:
Dt 10:6 - E partiram os filhos de Israel de Beerote-Benê-Jaacã a Mosera. Ali, faleceu Arão e ali foi sepultado. E Eleazar, seu filho, administrou o sacerdócio em seu lugar.

Descontradizendo

Segundo o Novo Dicionário da Bíblia, organizado por J. D. Douglas, pela editora Vida Nova:

Moserote ou Mosera:

"Esse nome, que significa ´castigo (s)`, é aplicado ao lugar, ou antes, ao acontecimento da morte de Arão, que se verificou no monte Hor (Nm 20:23-29). Seu falecimento foi reputado como castigo por causa da transgressão em Meribá (Nm 20:24; Dt 32:51). Arão faleceu no monte, o povo se acampou abaixo e lamentou, e o incidente e o local do acampamento foram chamados de Moserote (Nm 33:31; Dt 10:6). O falecimento de seu irmão, e o fato dele mesmo haver sido excluído da terra, pesou dolorosamente sobre o coração de Moisés (Dt 1:37; 3:23-27)".

Segundo Gleason Archer (Encicloédia de temas bíblicos, ed. Vida):

"É muito provável que Moserá fosse o local do distrito em que se localizava o monte Hor, assim como Horebe era o nome da cordilheira em que se inseria o monte Sinai".

Segundo o dicionário e enciclopédia bíblica:

"Um local onde os israelitas acamparam durante as suas vagueações no deserto e perto do qual Aarão morreu (Dt 10:6); não identificado. Em Nm 33:37, 38 declara-se que Aarão morreu no Monte Hor; por isso, Moserá situar-se-ia, evidentemente, junto a esta montanha. Moserá tem sido identificada com a Moserote (Heb. Moserôth) dos vers. Nm 33:30, 31".

Conclusão

O monte Hor foi o local exato onde Arão faleceu. E, Mosera era o nome da região perto de onde Arão falaceu.

O texto em Dt indicando que Arão morreu em Mosera não está negando que Arão morreu e foi sepultado no monte Hor, pois Moserá extendia seus limites territorias até o monte Hor. E como Mosera se definia como o nome de uma região toda e não um local expecífico como no caso do monte Hor, não há nenhuma contradição evidente.

Haveria uma contradição se os textos dessem o nome de outro monte e não de uma região inteira.