É correto beber álcool?

Não. Nm 6:3, Pv 20:1, 23:20-21, 23:29-30, 23:31-32, Is 5:11, 5:22, 28:7, Dn 1:8, Hc 2:15, Lc 1:15, Rm 13:13, 14:21, Gl 5:21, Ef 5:18

Sim. Jz 9:13, Sl 104:15, Pv 31:6-9, Ct 5:1, Jo 2:3-10, I Tm 5:23".

Descontradizendo vs. por vs.:

Nm 6:33 - "de vinho e de bebida forte se apartará; vinagre de vinho ou vinagre de bebida forte não beberá; nem beberá alguma beberagem de uvas; nem uvas frescas nem secas comerá".

Leiam o contexto:

2 - Fala aos filhos de Israel e dize-lhes: Quando um homem ou mulher se tiver separado, fazendo voto de nazireu, para se separar para o SENHOR,

3 - de vinho e de bebida forte se apartará; vinagre de vinho ou vinagre de bebida forte não beberá; nem beberá alguma beberagem de uvas; nem uvas frescas nem secas comerá.

4 - Todos os dias do seu nazireado, não comerá de coisa alguma que se faz da vinha, desde os caroços até às cascas.

Esta restrição estava relacionada apenas ao voto de Nazireu. A Bíblia não está dizendo que é errado beber álcool. O que ela está dizendo é que no período do voto de nazireu não se deve beber vinho, porém, deixa sub-entendido que fora do voto não há nenhuma restrição. Se houvesse restrição geral, do tipo "é proibido beber alcool em qualquer circunstância", não haveria a necessidade de escrever no texto biblico que o nazireu nào podia beber.

Pv 20:1 - O vinho é escarnecedor, e a bebida forte, alvoroçadora; e todo aquele que neles errar nunca será sábio.

O versículo fala das atitudes de uma pessoa quando fica embriagada.

Pv 23:20-21 - Não estejas entre os beberrões de vinho, nem entre os comilões de carne. Porque o beberrão e o comilão cairão em pobreza; e a sonolência faz trazer as vestes rotas.

Este fala dos alcoólatras e dos gulosos. Tanto um como outro cairào na pobresa, assim como nos dias de hoje.

Pv 23:29-32 - Para quem são os ais? Para quem, os pesares? Para quem, as pelejas? Para quem, as queixas? Para quem, as feridas sem causa? E para quem, os olhos vermelhos? Para os que se demoram perto do vinho, para os que andam buscando bebida misturada. Não olhes para o vinho, quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente. No seu fim, morderá como a cobra e, como o basilisco, picará.

Este fala a respeito das pessoas que passam toda a sua vida em busca da bebida, tanto vinho como outras bebidas misturadas. E esta busca os derrubará, como uma cobra que pica.

Is 5:11 - Ai dos que se levantam pela manhã e seguem a bebedice! E se demoram até à noite, até que o vinho os esquenta!

Situação típica de alccólatras, que passam o dia todo a se embebedar.

Is 5:22 - Ai dos que são poderosos para beber vinho e homens forçosos para misturar bebida forte!

Este retrata os machões que se embriagam com vinho ou outras bebidas, afim de se mostrar que são resistentes aos efeitos da bebida. Situação que tornará estes homens futuros alcoólatras.

Is 28:7 - Mas também estes erram por causa do vinho e com a bebida forte se desencaminham; até o sacerdote e o profeta erram por causa da bebida forte; são absorvidos do vinho, desencaminham-se por causa da bebida forte, andam errados na visão e tropeçam no juízo.

Este é claro em dizer que o exagero na bebiba (bebida forte, o mesmo de alta embriagues) traz consequencias desatrosas até para os santos.

Todos estes textos sem excessão estão falando de embriaguez. E a embriaguez é totalmente condenada pela Bíblia. Porém, digo de novo, a EMBRIAGUEZ é condenada pela Biblia e não o fato de ter bebido o líquido em si.

Dn 1:8 - E Daniel assentou no seu coração não se contaminar com a porção do manjar do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto, pediu ao chefe dos eunucos que lhe concedesse não se contaminar.

Bom, se este versículo condena na visão da BDC uma pessoa beber vinho, então a BDC está dizendo também que a Bíblia condena também comer manjares (comidas de um banquete). Porém, como aqui ninguém é ignorante, vemos que Daniel se privou também da comida do Rei e não esta idéia que a BDC quer nos empurrar que com isso ele não bebia nenhum tipo de vinho.

Hc 2:15 - Ai daquele que dá de beber ao seu companheiro! Tu, que lhe chegas o teu odre e o embebedas, para ver a sua nudez,

Precisa dizer alguma coisa? Acho que não né? O versículo por si só já descontradiz o besteirol teológico da BDC.

Lc 1:15 - porque será grande diante do Senhor, e não beberá vinho, nem bebida forte, e será cheio do Espírito Santo, já desde o ventre de sua mãe.

O texto está se referindo a João Batista. E isto não é um absoluto que serve como regra para todos. Esta foi a experiência dele. A Bíblia não está condenando beber vinho. Está dizendo apenas que João Batista não bebia vinho.

Rm 13:13 - Andemos honestamente, como de dia, não em glutonarias, nem em bebedeiras, nem em desonestidades, nem em dissoluções, nem em contendas e inveja.

Bebedeiras... ok? Bebedeiras! Não se embriague. Será que a BDC sabe diferenciar beber vinho de se embriagar de vinho?

Rm 14:21 - Bom é não comer carne, nem beber vinho, nem fazer outras coisas em que teu irmão tropece, ou se escandalize, ou se enfraqueça.

Há pelo menos situações diante deste conselho de Paulo:

1. Não beba vinho na presença de um irmão que é fraco nesta área. Pois, você pode ser uma pedra para ele tropeçar no alcoolismo.

2. Não beba vinho na presença de um irmão que é fraco na sua consciência e pensa que beber é pecado. Pois ele pode se escandalizar e julgá-lo não ser de fato um homem de Deus.


Paulo não está condenando beber vinho. Apenas está dizendo que nestas duas situações, tenha o devido cuidado para com teu irmão a quem diz amar.

Gl 5:21 - invejas, homicídios, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o Reino de Deus.

Ef 5:17 - E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito,

Ambas Bebedices!

Conclusão

Bom, não irei nem comentar a respeito do SIM, porque ficou evidente que a Bíblia condena a embriaguez e o alccolismo e não o fato de você beber álcool exporadicamente. E isto compete a consciência de cada um saber se dominar.