Deus ama a todos?

Sim, ele ama todos. Jo 3:16, I Jo 4:8, 4:16

Não, ele odeia algumas pessoas. Lv 20:23, Sl 5:5, 11:5, Pv 6:16, 6:19, Ml 1:3, Rm 9:13

Textos

Sim, ele ama todos:
Jo 3:16 - Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

1 Jo 4:8 - Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é caridade.

1 Jo 4:16 - E nós conhecemos e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é caridade e quem está em caridade está em Deus, e Deus, nele.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Não, ele odeia algumas pessoas:

Lv 20:23 - E não andeis nos estatutos da gente que eu lanço fora de diante da vossa face, porque fizeram todas estas coisas; portanto, fui enfadado deles.

Sl 5:5 - Os loucos não pararão à tua vista; aborreces a todos os que praticam a maldade.

Sl 11:5 - O SENHOR prova o justo, mas a sua alma aborrece o ímpio e o que ama a violência.

Pv 6:16 - Estas seis coisas aborrece o SENHOR, e a sétima a sua alma abomina:

Pv 6:19 - e testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos.

Ml 1:3
- e aborreci a Esaú; e fiz dos seus montes uma assolação e dei a sua herança aos dragões do deserto.

Rm 9:13
- Como está escrito: Amei Jacó e aborreci Esaú

O que é o amor?

R: Segundo o livro “O Monge e o Executivo” de James C. Hunter:

“Amor é o que o amor faz!”.

Baseando-se nisso, penso que não é necessário para nós cristãos dizer mais nada a respeito do amor de Deus por todos nós em Cristo.

Mesmo que Deus não nos desse mais nenhuma demonstração de amor (o que não é verdade), Jesus morrer numa cruz foi a maior atitude de amor de toda a história da humanidade (1 Jo 3:16).

Descontradizendo vs. por vs.

Como a questão refere-se a Deus NÃO amar alguém, explicaremos apenas os textos pertencentes a esta afirmação cética.

Lv 20:23 – E não andeis nos estatutos da gente que eu lanço fora de diante da vossa face, porque fizeram todas estas coisas; portanto, fui enfadado deles.

Aonde está dizendo neste texto que Deus não ama estas pessoas? Porém, vamos ao contexto do Texto. Leiam todo o capítulo 20 desde o vs.1 e observem que Deus está dizendo aos Israelitas para não andar e nem imitar estas atitudes:

1. Queimar uma criança e matá-la em sacrifício a Moloque (vs.2-5).

2. Praticar a Necromancia (vs.6).

3. Amaldiçoar os seus pais (vs.9).

4. Cometer adultério (vs.10).

5. Cometer promiscuidade sexual (vs.11-21).

Parafraseando Lv 20:

“E não queimem seus filhos no fogo em sacrifício a Moloque, não pratiquem a Necromancia, não amaldiçoem os seus pais, não cometam adultério, não façam sexo com pessoas que você tenham laços familiares e de sangue (madrasta, nora, irmã, tia, cunhada), não faça sexo com alguém do mesmo sexo, não faça sexo com animais. Não andeis segundo estes comportamentos, pois os que praticam tais coisas eu lanço fora de diante da vossa face, porque fizeram todas estas coisas; portanto, fui enfadado deles”.

Deus não ama estas pessoas?

É lógico que ama. O que Ele aborrece são as atitudes. Deus estava dando uma orientação para Israel e neste contexto diz para não imitarem estas coisas, pois quem comete tais coisas o aborrecem.

Sl 5:5 – Os loucos não pararão à tua vista; aborreces a todos os que praticam a maldade.

Sl 11:5 – O SENHOR prova o justo, mas a sua alma aborrece o ímpio e o que ama a violência.

Não precisamos dizer nada sobre estes dois textos. Se encaixam perfeitamente no que foi explicado acima.

Pv 6:16 – Estas seis coisas aborrece o SENHOR, e a sétima a sua alma abomina:

Pv 6:19 – e testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos.

Vamos ver o contexto destes dois últimos textos? Vamos usar a NVI.

16 Há seis coisas que o Senhor odeia, sete coisas que ele detesta:
17 olhos altivos(1) , língua mentirosa(2) , mãos que derramam sangue inocente(3),
18 coração que traça planos perversos(4), pés que se apressam para fazer o mal,(5)
19 a testemunha falsa que espalha mentiras(6) e aquele que provoca discórdia entre irmãos(7).

São as pessoas ou as suas atitudes perversas que Deus odeia? O texto é claro em dizer que são as atitudes.

Um dos problemas relacionados a BDC, é que esta parece desconhecer o fato de Deus não ser apenas amor, mas também e principalmente ser o Deus da justiça.

O amor não é uma condição em que alguém é posto que não lhe dê a opção de praticar a justiça. De onde eles tiraram isto? Desde quando o amor elimina a justiça?

A BDC afirma diante disto que:

Se Deus julga ele não ama, e se não julga é injusto.

Mais uma vez Deus é colocado dentro de limites delineados por conceitos reducionistas do todo que a Bíblia nos revela da pessoa de Deus. Deus ama sem sombra de dúvida, porém é principalmente o Deus da justiça que julgará todos os crimes que a humanidade comete sem se arrepender. Pois para aqueles que se arrependem existe o perdão mediante o ato de amor feito por Cristo na Cruz. Quer maior demonstração de amor do que esta?

Ml 1:3 - e aborreci a Esaú; e fiz dos seus montes uma assolação e dei a sua herança aos dragões do deserto.

Rm 9:13 - Como está escrito: Amei Jacó e aborreci Esaú.

Quem foi Esaú e quem foi Jacó?

Esaú e Jacó eram irmãos gêmeos, filhos de Isaque. A história bíblica diz que Esaú vendeu a benção paterna por um prato de comida a Jacó. A história demonstra que Esaú foi um homem que parece nunca ter se interessado muito por Deus, o contrário de Jacó, que lutou por Deus.

Deus amou a Jacó por que este se permitiu ser amado por Deus. Já Esaú, não foi amado no sentido relacional, porque este nunca se interessou de fato no amor de Deus.

Conclusão

Quando Deus diz que ama, diz que ama a pessoa.

Quando Deus diz que "odeia", diz que "odeia" a atitude da pessoa.

Porém, o fato de Deus amar a pessoa, não elimina a justiça que esta colherá se não se arrepender de seus pecados.

Os meios? Deus já nos ofereceu.

Desejá-los? É uma questão de escolha de cada um.

Porém, não devemos nos esquecer de que dependendo da escolha implicará também em juízo.