Textos
Ele estará sujo durante sete dias:
Lv 15:24 – “E, se, com efeito, qualquer homem se deitar com ela, e a sua imundícia estiver sobre ele, imundo será por sete dias; também toda cama sobre que se deitar será imunda”.
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
Ele e a mulher serão expulsos:
Lv 20:18 – “E, quando um homem se deitar com uma mulher que tem a sua enfermidade e descobrir a sua nudez, descobrindo a sua fonte, e ela descobrir a fonte de seu sangue, ambos serão extirpados do meio do seu povo”. |
Descontradizendo
Não se trata de uma contradição, mas de ações sobre circunstâncias diferentes. Vejamos os comentários da BENVI - NVI de estudos:
O comentário de Lv 15:24 - "No caso de o período menstrual da mulher começar durante a relação sexual.
A situação é diferente de Lv 20:18 -
Durante a menstruação a mulher era protegida contra a atividade sexual.
Nenhuma oferta era exigida por causa da impureza contraída por um homem dessa maneira, mas a impureza durava sete dias.
A tradução na NVI de Lv 20:18 é a seguinte:
"Se um homem se deitar com uma mulher durante a menstruação e com ela se envolver sexualmente, ambos serão eliminados do meio do seu povo, pois expuseram o sangramento dela" |
Conclusão
Lv 15:24 está se referindo ao fato de ambos descobrirem a menstruação durante o ato sexual. Ou seja, no momento que começam a ter o ato sexual, eles acabam descobrindo a menstruação e se "contaminam" com ela.
Já Lv 20:18 diz que se durante a menstruação eles tiverem relações sexuais conscientes desta, ele deveriam ser expulsos. Ou seja, praticar o ato já sabendo da situação. Assim, eles praticavam a impureza conscientes desta.
Portanto, não há nenhuma contradição visto que se tratam de situações distintas. |