O sangue do sacrifícios de animais nos livra dos pecados?

Sim. Lv 4:20, 4:26, 4:31, 4:35, 5:10, 5:16, 5:18, 6:7, 17:11, Nm 15:27-28, 29:5

Não. Hb 10:4, 10:11"

Textos

Sim:
Lv 4:20 - e fará a este novilho como fez ao novilho da expiação; assim lhe fará, e o sacerdote por eles fará propiciação, e lhes será perdoado o pecado.

Obs: Os demais textos dizem a mesma coisa, portanto é desnecessário colocá-los, visto que se trata do mesmo pensamento: o de que o sangue dos animais nos livra dos pecados.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Não:
Hb 10:4 - porque é impossível que o sangue dos touros e dos bodes tire pecados.

Hb 10:11 - E assim todo sacerdote aparece cada dia, ministrando e oferecendo muitas vezes os mesmos sacrifícios, que nunca podem tirar pecados

Descontradizendo

Os sacrifícios foram ordenados por Deus para servirem de sombra para aquilo que Cristo faria na Cruz.

O texto que contradiz a informação de que o sangue não limpa pecados é relativo à epoca do século 1. A religião judaica se transformou apernas em uma mera tradiçâo de cumprimento de leis mosaicas. Nâo havia arrependimento, santificação, perdão, etc, mas apenas cumprimento da lei literal, ou seja, da forma como ela estava escrita.

No contexto de Hebreus, o sacrifício tornou-se algo penas formal, tradicional e religioso, que nâo consistia em real arrependimento de pecados. Em levítico, no seu contexto, era apenas um forma de prestar reverência a Deus pela sua soberania. Não era o sacrifício que limpava, mas sim a fé do judeu, que, através do sacríficio, revereciava Deus e este limpava seus pecados, e não uma tigela cheia de sangue e um cabrito assado.

Eles serviam como um ato de fé para o povo enquanto o Cordeiro de Deus não vinha ao mundo oferecer-se como o único e verdadeiro sacrificio válido e aceito verdadeiramente por Deus.

Cada animal oferecido em holocausto era uma sombra de Cristo. Tipificava o sacrifício feito pelo Messias na Cruz!

Quando Deus legalizou os holocaustos na lei Mosaica, eles serviram como uma alternativa naquele momento até que finalmente o Cordeiro viesse e em definitivo abolissse tais sacrifícios.

Deus legalizou algo que já ocorria antes da lei. A lei foi feita por Moisés, mas o sacrifício já ocorria desde Jó.

Por isso, hoje no cristianismo não existe mais nenhum tipo de sacrificio animal, pois não existe razão nenhuma de continuarem a existir. Pois o propósito de sua existência se consumou em Cristo.

Conclusão

É disso que hebreus está se referindo. Os animais em si mesmo jamais tiveram o poder de expiar o pecado de Israel. Era o ato de fé que o fazia e não o sacrifício propriamente dito, pois este era apenas a sombra do sacrifício de Cristo, o qual verdadeiramente era o sacrifício perfeito aceito por Deus.