Sísera foi assassinado enquanto dormia?

Sim, ele estava dormindo:
Jz 4:21 - Então, Jael, mulher de Héber, tomou uma estaca da tenda, e lançou mão de um martelo, e foi-se mansamente a ele, e lhe cravou a estaca na fonte, e a pregou na terra, estando ele, porém, carregado de um profundo sono e já cansado; e assim morreu.

Não, ele estava acordado:
Jz 5:26-27 - À estaca estendeu a sua mão esquerda, e ao maço dos trabalhadores, a sua direita; e matou a Sísera e rachou-lhe a cabeça, quando lhe pregou e atravessou as fontes. Entre os seus pés, se encurvou, caiu, ficou estirado; entre os seus pés, se encurvou, caiu; onde se encurvou, ali ficou abatido

Descontradizendo

Vamos comparar os dois texos. Para isto usaremos a NVI onde o texto é mais claro:

Jz 4:18-21 - Jael saiu ao encontro de Sísera e o convidou: "Venha, entre na minha tenda, meu senhor. Não tenha medo!" Ele entrou, e ela o cobriu com um pano. "Estou com sede", disse ele. "Por favor, dê-me um pouco de água." Ela abriu uma vasilha de leite feita de couro, deu-lhe de beber, e tornou a cobri-lo. E Sísera disse à mulher: "Fique à entrada da tenda. Se alguém passar e perguntar se há alguém aqui, responda que não". Entretanto, Jael, mulher de Héber, apanhou uma estaca da tenda e uma martelo e aproximou-se silenciosamente enquanto ele, exausto, dormia um sono profundo. E cravou-lhe a estaca na têmpora até penetrar no chão, e ele morreu.

Jz 5:25-27 - Ele pediu água, e ela lhe deu leite; numa tigela digna de príncipes trouxe-lhe coalhada. Ela estendeu a mão e apanhou a estaca da tenda; e com a mão direita o martelo do trabalhador. Golpeou Sísera, esmigalhou sua cabeça, esmagou e traspassou suas têmporas. Aos seus pés ele se curvou, caiu e ali ficou prostrado. Aos seus pés ele se curvou e caiu; onde caiu, ali ficou. Morto!

O que tem em comum nos dois textos:

1. Sísera pediu água e Jael lhe deu leite;

2. Jael o matou com uma estaca de tenda usando um martelo;

3. Ela traspassou a têmpora de Sísera;

4. Sísera morreu.

Obs: Até o vs.26, do cap.5, o texto não contém contradições. A aparente "contradição" aparece no vs.27:

"Aos seus pés ele se curvou, caiu e ali ficou prostrado. Aos seus pés ele se curvou e caiu; onde caiu, ali ficou. Morto!

Conclusão

Sísera chegou exausto na tenda de Jael. Tomou um copo de leite (ou coalhada) e foi se deitar (caído, entregue, exausto) aos pés de Jael. Do jeito que ele se deitou, ele permaneceu. Primeiramente num sono profundo, e depois de ter as têmporas traspassadas, permaneceu morto aos pés de Jael.

Débora em seu cântico, não está sugerindo que Sísera estava em pé quando foi golpeado por Jael. E sim, que Sísera estava exausto, caído e entregue nas mãos de Jael quando esta o matou. Pois:

1. Ele se curvou diante dela para se deitar;

2. Caiu e ali ficou prostrado por exaustão;

3. Onde ele caiu, ali ficou (em sono profundo e depois então morto).

Débora não seria tão ingênua em seu cãntico de dizer que Sísera foi golpeado em pé, quando todos sabiam que ele estava dormindo quando Jael o matou.

NÃO HÁ CONTRADIÇÃO.