Deus alguma vez tentou alguém?

Deus nunca tentou ninguém. Tg 1:13

Muitas pessoas foram tentadas por Deus. Gn 22:1, II Sm 24:1, Mt 6:13

Textos

Deus nunca tentou ninguém:
Tg 1:13 - Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e a ninguém tenta.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Muitas pessoas foram tentadas por Deus:
Gn 22:1 - E aconteceu, depois destas coisas, que tentou Deus a Abraão e disse-lhe: Abraão! E ele disse: Eis-me aqui.

II Sm 24:1 - E a ira do SENHOR se tornou a acender contra Israel, e ele incitou a Davi contra eles, dizendo: Vai, numera a Israel e a Judá.

Mt 6:13 - E não nos induzas à tentação, mas livra-nos do mal; porque teu é o Reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém.

Obs.: Caracteres e frases hebraicas apresentadas aqui estão invertidas. Isso ocorre porque a codificação de internet latino-americana (ocidental) inverte os caracteres automaticamente e não é possivel desfazer isso, pois senão os caracteres latino-americanos (ocidentais) é que acabam ficando invertidos.

Para quem tem conhecimento em hebraico, leia da esquerda para a direita e de cima para baixo. O correto, se possível, seria de cima para baixo e da direita para esquerda.

Descontradizendo

Primeiro gostaria que vocês lessem todo o contexto do capítulo 1 da carta de Tiago:

Tg 1:1-18 - 1 Tiago, servoa de Deus e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos dispersas entre as nações: Saudações.
2 Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas rovações,
3 pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança.
4 E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma.
5 Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida.
6 Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento.
7 Não pense tal pessoa que receberá coisa alguma do Senhor,
8 pois tem mente dividida e é instável em tudo o que faz.
9 O irmão de condição humilde deve orgulhar-se quando estiver em elevada posição.
10 E o rico deve orgulhar-se caso passe a viver em condição humilde, porque o rico passará como a flor do campo.
11 Pois o sol se levanta, traz o calor e seca a planta; cai então a sua flor, e a sua beleza é destruída. Da mesma forma o rico murchará em meio aos seus afazeres.
12 Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida, que Deus prometeu aos que o amam.
13 Quando alguém for tentado, jamais deverá dizer: “Estou sendo tentado por Deus”. Pois Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta.
14 Cada um, porém, é tentado pelo próprio mau desejo, sendo por este arrastado e seduzido.
15 Então esse desejo, tendo concebido, dá à luz o pecado, e o pecado, após ter se consumado, gera a morte.
16 Meus amados irmãos, não se deixem enganar.
17 Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, que não muda como sombras inconstantes.
18 Por sua decisão ele nos gerou pela palavra da verdade, a fim de sermos como que os primeiros frutos de tudo o que ele criou.

Todos concordam que o texto está dizendo que Deus não tenta a ninguém a que o ser-humano é tentado pelos desejos do seus coração.

Mt 6:13 - E não nos induzas à tentação, mas livra-nos do mal; porque teu é o Reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém.

A NVI diz: "Não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal...".

Jesus está apenas clamando ao Pai para não permitir que sobrevenha sobre os discípulos tentação que eles não possam suportar.

O texto diz "- Não deixes!" e não: "- Não nos tente!".

II Sm 24:1 - E a ira do SENHOR se tornou a acender contra Israel, e ele incitou a Davi contra eles, dizendo: Vai, numera a Israel e a Judá.

Incitou = Estimulou, instigou, exortou, encorajou.
Uma conotação bem diferente da descrita em Tiago. Em Tiago fala de pecado pessoal de uma pessoa que diz que foi Deus quem o tentou a pecar e por isso ele pecou. Aqui estás sendo colocado num aspecto de ordenança. Deus mandou Davi fazer o senso. Não tem nada a ver com algum pecado que Davi tenha feito.

Veja bem, que Israel tinha errado e como conseqüência Deus incitou a Davi. A Bíblia do Cético está tentando nos dizer que Israel pecou porque Deus incitou a Davi.

Deus não tentou a Davi. Deus ordenou (incitou, encorajou) que ele fizesse o senso.

Gn 22:1 - E aconteceu, depois destas coisas, que tentou Deus a Abraão e disse-lhe: Abraão! E ele disse: Eis-me aqui.

Eu tenho uma pergunta:

Será que Deus não sabia de fato o que havia dentro do coração de Abraão?

R: Qualquer cristão neste mundo sabe que sim.

Então por que Deus o provou?

R: Porque Abraão não conhecia o seu próprio coração.

O significado das palavras:

TENTADO = adj.Seduzido; atraído.

PROVA = Demonstração; testemunho.

PROVADO = adj.Demonstrado; experimentado.

Vamos ver no hebraico (lingua original do AT)

Gn 22:1 - א ויהי אחר הדברים האלה והאלהים נסה את אברהם ויאמר אליו אברהם ויאמר הנני

נסה - nacah "naw-saw" - Significa prova; provação; demonstração.

Parafraseando segundo o dicionário:

Observe que se usarmos a NVI e dentro dela trocarmos as palavras provação e tentação por seus adjetivos no dicionário, ela toma outro sentido.

Tiago 1
vs.2-3 - "Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas experiências, pois vocês sabem que a demonstração da sua fé produz perseverança".

vs.12 - "Feliz é o homem que persevera no testemunho (demonstração), porque depois de aprovado (demonstrado) receberá a coroa da vida,...".

vs.13 - "Quando alguém for seduzido (ou atraído), jamais deverá dizer: "Estou sendo seduzido (ou atraído) por Deus". Pois Deus não pode ser seduzido pelo mal, e a ninguém seduz".

vs.14 - "Cada um, porém, é seduzido pelo próprio mau desejo, sendo por este arrastado e seduzido".

Agora vejamos Gn 22:1:

"Passando algum tempo, Deus pôs Abraão à demonstração, dizendo-lhe...".

Concluindo:

Provação é algo bem diferente de tentação.

Deus não tentou Abraão! Deus provou Abraão!

Tentação é algo relacionado ao desejo pecaminoso do coração humano.

Provação é algo relacionado as situações e dificuldades da vida, a qual não tem nada a ver com pecados ou desejos do coração.

O texto pela NVI:

Tiago 1
vs.2-3 - "Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois sabemos que a prova da sua fé produz perseverança".

vs.12 - "Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá...".

vs.13 - "Quando alguém for tentado, jamais deverá dizer: "Estou sendo tentado por Deus. Pois Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta".

vs.14 - "Cada um, porém, é tentado pelo próprio mau desejo, sendo por este arrastado e seduzido".

Gn 22:1 - "Passado algum tempo, Deus pôs Abraão à prova...".