Todos devem morrer?

Algumas pessoas nunca morrerão. Gn 5:24, Jo 8:51, 11:26, Hb 11:5

Todos morrerão. Rm 5:12, Hb 9:27.

Textos

Algumas nunca morrerão
Gn 5:24 - "E andou Enoque com Deus; e não se viu mais, porquanto Deus para si o tomou".

Jo 8:51 - "Em verdade, em verdade vos digo que, se alguém guardar a minha palavra, nunca verá a morte".

Jo 11:26 - "e todo aquele que vive e crê em mim nunca morrerá. Crês tu isso?"

Hb 11:5 - "Pela fé, Enoque foi trasladado para não ver a morte e não foi achado, porque Deus o trasladara, visto como, antes da sua trasladação, alcançou testemunho de que agradara a Deus".

Se esqueceram de falar de Elias.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Todos morrerão
Rm 5:12 - "Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram".

Hb 9:27 - "E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo, depois disso, o juízo,"

Descontradizendo

É preciso fazer primeiro de tudo uma diferenciação aqui. É preciso diferenciar morte física de morte espiritual. Porque os textos em alguns casos estão usando a mesma palavra porém em sentidos diferentes.

Por exemplo: Gn 5:24 está dizendo claramente que Enoque foi arrebatado assim como o foi Elias. Neste caso, os únicos testemunhos bíblicos de pessoas que não passaram pela morte (física) foram Enoque e Elias. Porém, deve se ressaltar que tanto Enoque quanto Elias se encaixam em Rm 5:12. Eles foram concebidos em pecado. Nasceram pecadores como qualquer outro ser humano que nasce neste mundo. Porém, as razões que estes não passaram pela morte é que alcançaram tamanho testemunho de fé diante de Deus (Hb 11:5), que Este por um ato soberano os tomou para si ainda vivos (arrebatou).

Jo 8:51 e 11:26
Nestes dois versículos Jesus está se referindo a respeito da segunda morte, que é a morte espiritual.

Hebreus 9:27 - "E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo, depois disso, o juízo,"

Veja bem, se o texto está falando de morte única, porque logo em seguida fala a respeito de juízo?

Você já viram a polícia ir num cemitério tirar um morto do caixão, algemá-lo e levá-lo preso? É lógico que não! Então quem será julgado se a pessoa está morta? Como um morto pode ser julgado?

A Bíblia diz que os homens nascem mortos (separados da glória de Deus - Rm 3:23). "Vivem" mortos nos seus delitos e pecados (Ef 2:1).

Há dois tipos de mortes e dois tipos de ressureição descritos pela Bíblia:

* Morte espiritual como descrito em Rm 3:23, Ef 2:1.

* Morte Física como a que Jesus sofreu na cruz.

* Ressurreição espiritual como descrito em Ef 2:6. Esta ressureição acontece em "vida". O indivíduo morre em Cristo por meio da fé no sacrifício dEle na cruz. E ressuscita espirtualmente em Cristo Jesus. É a mesma experiência descrita por Cristo em Jo 3, neste caso chamado de novo nascimento. Para nascer de novo, você precisa morrer em Cristo e Ressuscitar com Ele por meio da fé.

* Ressurreição física como descrita em 1 Co 6:14, 2 Co 4:14, etc...

Concluindo: Quando você entende a lógica bíblica que ela revela estas quatro coisas (morte e ressurreição física e espiritual), textos como estes usados para contradizer a Bíblia são apenas uma interpretação desvinculada de qualquer tipo de conhecimento da revelação do todo da Bíblia. Pois se existe apenas uma morte literalmente falando, o que será julgado depois dela?

Por tanto, aqueles que crêem em Cristo estão vivos para Deus e jamais morrerão (espiritualmente) novamente. Enquanto que aqueles que o rejeitam permanecerão em seus estados de mortos (espiritualmente). Aqueles que crêem em Cristo, ainda que morram (fisicamente) ressuscitarão na Parousia. Porém, aqueles, que o rejeitam levantarão de suas tumbas apenas para receberem sua condenação eterna.

Morrer ou estar vivo

É preciso entender bem que, morrer ou estar vivo para Deus é algo bem diferente do sentido existencial que nós seres humanos entendemos estas duas questões.

Morrer ou estar vivo para Deus ultrapassam os nossos conceitos humanos e dizem literalmente que em ambos os casos envolvem estar em comunhão (vivo) com Ele ou não (morto). Por isso Jesus e os seus apóstolos na maioria das vezes quando se referiam a estar morto ou estar vivo, se referiam no sentido de estar separado (morto) ou em comunhão (vivo) com Deus.