Quantos deuses existem?

Há somente um Deus. Dt 4:35, 4:39, 6:4, 32:39, Is 43:10, 44:8, 45:5-6, 46:9, Mc 12:29, Mc 12:32, Jo 17:3, I Co 8:6

Existem vários Deuses. Gn 1:26, 3:22, 11:7, Ex 12:12, 15:11, 18:11, 20:3, 22:20, 23:13, 23:24, 23:32, 34:14, Nm 33:4, Jz 11:24, I Sm 6:5, 28:13, Sl 82:1, 82:6, 86:8, 96:4, 97:7, 136:2, Jr 1:16, 10:11, Sf 2:11, Jo 10:33-34, I Jo 5:7

Descontradizendo

Primeiramente, gostaria de dizer que o que vou ouzar fazer é apenas uma reflexão sobre algo que tem sido um desafio para os teólogos nestes vinte séculos de história do Cristianismo. Definir Deus é como definir o indefinido. Apenas tentarei, não significa que o farei. Pois como diz Jefferso Magno Costa:

"Definir não passa de uma tentativa de limitar aquilo que definimos, separando-o e distinguindo-o das demais coisas. Diante disto, Deus fica sempre infinitamente além de qualquer palavra ou conjunto de palavras empregadas com o intuito de defini-lo."

Sto Agostinho
"As perfeições de Deus são tão grandes e tão admiráveis que, se o mundo estivesse cheio de papel que pudesse ser usado na preparação de livros; se todas as pessoas existentes fossem escritores, e se toda água dos mares se transformasse em tinta, tornar-se-iam repletos de palavras todos os livros, se cansariam todos os escritores e se esgotariam toda a água dos mares, e ainda assim não teria sido explicada uma só de suas perfeições." (Sto Agostinho)

Limitando...
Talvez leve alguns dias ou até anos esta tentativa, mas vamos lá enfim...

Antes de qualquer coisa precisamos reconhecer algumas questões:

1. Nossa limitação filosófica, científica, espiritual, e física (finita).

2. Nem tudo aquilo que a teologia define, necessariamente pode ser considerada como absoluto. Pois existem diversas escolas teológicas que diferem em seu ensino bíblico. Por exemplo, a palavra Trindade não existe na Bíblia, ela é apenas um termo teológico usado para tentar definir o Deus Pai, Filho e Espírito Santo.

3. Quando usamos o termo "UM", temos a questão de entender o que é "UM"? Por exemplo: Se eu dissesse UM povo, isto significa que é apenas uma pessoa? Um povo é definido pelo ajuntamento de várias pessoas. Por tanto, quando falamos que Deus é UM, necessariamente não significa uma única pessoa, pois a palavra UM deixa margem para mais de uma pessoa. A Bíblia nunca disse que Deus era uma única pessoa. Ela sempre disse que há apenas UM Deus. No ser Divino, a forma como esta relação Pai, Filho e Espírito acontece esta longe de ser definido na sua totalidade. Pois Ele (Deus) é infinito e nós finitos. O homem não conseguiu definir nem a si mesmo na sua totalidade, como conseguirá definir o DEUS INFINITO?

4. Por mais que talvez não se consiga definir a Trindade por completo, ela é um fato. A Bíblia revela três pessoas que se relacionam e se revelam como o Único Deus Criador de todas as coisas.

Deus ou deuses?

O grande problema e ataque está relacionado a pluralidade, ou seja, o homem define Deus como UM de uma forma limitada (apenas uma pessoa, como no Judaísmo e no Islamismo) ou deuses caso haja três (Pai, Filho ou Espirito Santo).

Definição secular:
Deus = O Pai
deuses = Pai, Filho e Espírito Santo

Se a Bíblia revela Deus em três pessoas, Pai, Filho e Espírito Santo, isto significa que a pluralidade dEle não contradiz a singularidade do termo DEUS.

Quando a Bíblia diz que apenas o Pai, o Filho e o Espírito Santo é (ou são) Deus está dizendo que apenas os três são parte da sua existência e essência Divina. Apenas os três são Eterno. Apenas os três são a mesma "substância" (termo humano para definir o que não é humano). E que por tanto os outros "deuses" são invenções humanas (obs: A antropologia diz que o politeísmo é uma decadência do Monoteísmo).

Os deuses não existem (1 Co 8:4-6). Eles foram criações do coração humano em rebeldia ao Deus Criador.

Quando a Bíblia se refere ao DEUS Único, ela o revela na pessoa do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Quando ela se refere aos deuses, ela diz que, ou são demônios (Anjos caídos) ou apenas fruto da criação da mão do homem (feitos com elementos da terra). Portanto não são Eternos e nem fazem parte do papel Criador e sustentador da Vida. E estes nem tem o poder de julgar ou trazer algum tipo de salvação para o ser humano.

Somos deuses?

Jo 10:34-36 diz: "Respondeu-lhes Jesus: Não está escrito na vossa lei: Eu disse: Sois deuses? Se ele chamou deuses àqueles a quem a palavra de Deus foi dirigida (e a Escritura não pode ser anulada), que dizer daquele a quem o Pai santificou e enviou ao mundo?...".

Complicando um pouco mais a questão, olha só o que a Bíblia diz: Ela diz que somos deuses! Qual é o sentido bíblico aqui? O mesmo que Pedro fala em sua segunda epístola Cap.1, vs.4 - "... para que por elas vos torneis participantes da natureza divina...".

Ser Deus é ser o Alfa e o ômega. É de quem vêem a existência todas as coisas. É o Ser cuja natureza produz aquilo que visivelmente definimos como natureza. É o sustentador dos dois mundos, físico e espiritual.

Quando a Bíblia nos chama de deuses, ela está dizendo que seremos participantes desta natureza eterna. Jesus nos prometeu a Vida Eterna. A Vida Eterna é ser participante neste relacionamento Eterno o qual somos incluídos em Cristo!

Então veja que o termo deuses não é o que deve nos preocupar. Pois Deus nos chamou assim. O termo deuses só toma o conceito contrário a Deus, quando relacionado a algo que se coloca contrário a esta comunhão substãncial e Eterna. Somos deuses em Cristo! Deuses porque em Cristo participamos de Sua natureza! Deuses porque nos assentaremos em tronos para governar o Universo juntamente com Ele (Pai, Filho e Espírito Santo)- Ap 20:4.

O termo deuses neste caso está ligado a outro termo: Filhos de Deus! E a Bíblia assim chama a todo aquele que é partipante da Natureza de Deus por meio de Cristo!