Plantas: Criadas antes ou depois dos homens?

1. As plantas foram criadas antes dos homens (Gn 1:11-13, 1:27-31).

2. As plantas foram criadas depois dos homens (Gn 2:4-7)".

Descontradizendo

Gn 2:5 diz:"não havia ainda nenhuma planta do campo na terra; nenhuma erva do campo tinha brotado, pois o Senhor Deus ainda não tinha feito chover sobre a terra, e também não havia homem para lavrar o solo".

Gn 1:11-12 diz: "E disse Deus: Produza a terra relva, ervas que dêem semente, e árvores frutíferas que dêem fruto segundo a sua espécie, cuja semente esteja nele, sobre a terra. E assim foi. A terra produziu relva, ervas que davam semente conforme a sua espécie, e árvores que davam fruto, cuja semente estava nele, conforme a sua espécie...".

1. O texto em Gn 2:5 está dizendo planta do campo, talvez se referindo a algum tipo de planta específica que Deus havia criado para que o homem como mordomo fizesse o papel de lavrador.

2. Se pensarmos que literalmente não havia plantas sobre a terra porque o homem não havia sido criado, isto também implicaria que o homem teria que esperar as árvores crescerem primeiro para então comerem do seu fruto. Até lá "morreria" de fome. Por tanto provavelmente a Bíblia esteja se referindo a apenas algumas espécies de plantas.

3. Uma semente é de certa forma uma planta em potêncial apenas aguardando germinar. Assim como um feto humano.

4. No vs.8, diz que quando Deus criou o homem, Ele o coloca no Éden, um jardim que Ele havia criado antes de criar Adão.

5. A questão de Gn 2:8-9 não está se referindo a um outro dia especial que Deus resolveu então criar um jardim especial depois que criou Adão. Pois teriamos que pensar que depois do sétimo dia Deus voltou do seu descanso para continuar o ato da criação. O Éden foi criado durante os cinco primeiros dias da criação e não depois do sétimo dia. Gn 2 não é uma descrição cronológica da criação e sim um relato específico da criação do homem, a criação do Éden e a delegação do homem como mordomo da terra.