Deus é misericordioso?

Deus é rei, misericordioso e bom. Ex 34:6, II Sm 24:14, I Cr 16:34, Sl 25:8, 86:5, 100:5, 103:8, 106:1, 118:1, 136:1, 145:9, Jr 3:12, 33:11, Lm 3:33, Jl 2:13, Mq 7:18, Tg 5:11, I Jo 4:16

Deus é cruel, sem misericórdia e mal. Ex 34:6-7, Nm 25:4, Dt 7:16, I Sm 6:19, 15:2-3, Jr 13:14, 16:3-7, Lm 2:2, 2:17, 3:43, Ez 7:4, 7:9, 9:5-6, Mq 1:12"

Descontradizendo vs. por vs.:

Como a questão da misericórdia de Deus é ser uma revelação bíblica, me deterei em descontradizer os versículos que "contradizem" isto. Vamos lá então:

Ex 34:6 - Passando, pois, o SENHOR perante a sua face, clamou: JEOVÁ, o SENHOR, Deus misericordioso e piedoso, tardio em iras e grande em beneficência e verdade; que guarda a beneficência em milhares; que perdoa a iniqüidade, e a transgressão, e o pecado; que ao culpado não tem por inocente; que visita a iniqüidade dos pais sobre os filhos e sobre os filhos dos filhos até à terceira e quarta geração.

Bastasse o sábio terminar de ler o texto, que perceberia que o fim desta história foi o perdão de Deus ao povo e que evitou de exterminá-lo.

Quando a Biblia diz que Deus visitará a iniquidade até a quarta geração, ela está querendo dizer o que com isto?

R: É bem simples. Deus visitará a iniquidade, ou seja, se não houver arrependimento nas gerações futuras, elas também sofrerão as conseqüências de suas escolhas. Porém, quando há arrependimento, a misericórdia de Deus perdoa tudo.

Os outros textos:

Nm 25:4 - Disse o SENHOR a Moisés: Toma todos os cabeças do povo e enforca-os ao SENHOR diante do sol, e o ardor da ira do SENHOR se retirará de Israel.

Dt 7:16 - Pois consumirás todos os povos que te der o SENHOR, teu Deus; o teu olho não os poupará; e não servirás a seus deuses, pois isso te seria por laço.

I Sm 6:19 - E feriu o SENHOR os homens de Bete-Semes, porquanto olharam para dentro da arca do SENHOR, até ferir do povo cinqüenta mil e setenta homens; então, o povo se entristeceu, porquanto o SENHOR fizera tão grande estrago entre o povo.

I Sm 15:2-3 - Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Eu me recordei do que fez Amaleque a Israel; como se lhe opôs no caminho, quando subia do Egito. Vai, pois, agora, e fere a Amaleque, e destrói totalmente tudo o que tiver, e não lhe perdoes; porém matarás desde o homem até à mulher, desde os meninos até aos de peito, desde os bois até às ovelhas e desde os camelos até aos jumentos.

Jr 13:14 - E fá-los-ei em pedaços uns contra os outros, e juntamente os pais com os filhos, diz o SENHOR; não perdoarei, nem pouparei, nem terei deles compaixão, para que os não destrua.

Jr 16:3-7 - Porque assim diz o SENHOR acerca dos filhos e das filhas que nascerem neste lugar, acerca de suas mães que os tiverem e de seus pais que os gerarem nesta terra: Morrerão de enfermidades dolorosas e não serão pranteados nem sepultados; servirão de esterco para a terra; e, pela espada e pela fome, serão consumidos, e os seus cadáveres servirão de mantimento às aves do céu e aos animais da terra. Porque assim diz o SENHOR: Não entres na casa do luto, nem vás a lamentar, nem te compadeças deles; porque deste povo, diz o SENHOR, retirei a minha paz, benignidade e misericórdia. E morrerão grandes e pequenos nesta terra e não serão sepultados; e não os prantearão nem se farão por eles incisões, nem por eles se raparão os cabelos. E nada se lhes dará por dó, para consolá-los por causa de morte; nem lhes darão a beber do copo de consolação, pelo pai de alguém ou pela mãe de alguém.

Lm 2:2 - Devorou o Senhor todas as moradas de Jacó e não se apiedou; derribou no seu furor as fortalezas da filha de Judá e as abateu até à terra; profanou o reino e os seus príncipes.

Lm 2:17 - Fez o SENHOR o que intentou; cumpriu a sua palavra, que ordenou desde os dias da antiguidade: derribou e não se apiedou; fez que o inimigo se alegrasse por tua causa, exaltou o poder dos teus adversários.

Lm 3:43 - Cobriste-nos de ira e nos perseguiste; mataste, não perdoaste.

Ez 7:4 - E não te poupará o meu olho, nem terei piedade de ti, mas porei sobre ti os teus caminhos, e as tuas abominações estarão no meio de ti; e sabereis que eu sou o SENHOR.

Ez 7:9 - E não te poupará o meu olho, nem terei piedade; conforme os teus caminhos, assim carregarei sobre ti, e as tuas abominações estarão no meio de ti; e sabereis que eu, o SENHOR, castigo.

Ez 9:5-6 - E aos outros disse, ouvindo eu: Passai pela cidade após ele e feri; não poupe o vosso olho, nem vos compadeçais. Matai velhos, e jovens, e virgens, e meninos, e mulheres, até exterminá-los; mas a todo o homem que tiver o sinal não

Descontradizendo todos de uma vez:

Como basicamente estes textos acima falam da mesma questão, ou seja, um Deus de misericórdia matando, destruindo e trazendo juízo, vamos descontradize-los todos de uma vez:

A Definição de misericórdia segundo o dicionário é: "Compaixão despertada pela miséria alheia; perdão;"

Segundo a Bíblia, a palavra que mais define misericórdia é "graça". Graça é um favor imerecido de alguém para com outra pessoa.

Agora vamos pensar o seguinte:

Misericórdia e graça são uma condição ou uma escolha?

* Condição: Se partirmos do princípio que é uma condição e não um escolha, o inferno nem deveria existir. Pois como um Deus misericordioso condenará pessoas ao sofrimento eterno?

Pensando assim, Deus é escravo de sua própria misericórdia, então quando ele distribui graça e perdão, não é porque de livre escolha o faz, mas porque é condicionado a fazê-lo.

* Escolha: A outra opção, é a de que seja uma escolha livre de Deus conceder graça e misericórdia a quem ele desejar dar.

A segunda opção é de fato a revelação que a Bíblia nos dá. Em nenhum momento a Bíblia nos diz que Deus é obrigado a ter misericórdia.

Em todos estes textos acima está explícita esta verdade: Deus perdoa quem ele desejar perdoar, tem misericórdia de quem ele desejar ter misericórdia.

A Bíblia do Cético insiste o tempo todo em escolher uma verdade bíblica e aplicá-la totalmente em qualquer contexto.

O Deus que a Bíblia revela é um Deus de amor e misericórdia. O por que de em certas situações como acima mencionadas, Ele ter trazido juízo instantâneo, não significa que Ele não estava agindo com misericórdia no antes até desencadear no juízo.

Conclusão

A Misericórdia é uma escolha livre de quem desejar distribuí-la. Nunca foi uma condição revelada pela Bíblia.

Deus como um Ser livre administra em Seu Ser distribuí-la como bem lhe aprouver.

Caso contrário, isto implicaria em jamais ter o direito de julgar o universo por ser condicionado a não fazê-lo mediante a sua misericórdia. Ele é misericordioso, porém não é escravo de sua própria misericórdia. E o fato é que a Bíblia revela também que o Deus misericordioso um dia julgará toda a terra.