Quem endureceu o coração do Faraó?
Foi Deus. Ex 4:21, 7:3, 7:13, 9:12, 10:1, 10:20, 10:27, 11:10, 14:4, 14:8, 14:17
Foi o próprio Faraó. I Sm 6:6. |
Descontradizendo
Nove vezes em Êxodo o endurecimento do coração do faraó é atribuído a Deus:
4:21 - E disse o SENHOR a Moisés: Quando voltares ao Egito, atenta que faças diante de Faraó todas as maravilhas que tenho posto na tua mão; mas eu endurecerei o seu coração, para que não deixe ir o povo.
7:3 - Eu, porém, endurecerei o coração de Faraó, e multiplicarei na terra do Egito os meus sinais e as minhas maravilhas.
9:12 - Porém o SENHOR endureceu o coração de Faraó, e não os ouviu, como o SENHOR tinha dito a Moisés.
10:1 - Depois, disse o SENHOR a Moisés: Entra a Faraó, porque tenho agravado o seu coração e o coração de seus servos, para fazer estes meus sinais no meio deles,
10:20 - O SENHOR, porém, endureceu o coração de Faraó, e este não deixou ir os filhos de Israel.
10:27 - O SENHOR, porém, endureceu o coração de Faraó, e este não os quis deixar ir.
11:10 - E Moisés e Arão fizeram todas estas maravilhas diante de Faraó; mas o SENHOR endureceu o coração de Faraó, que não deixou ir os filhos de Israel da sua terra.
14:4 - E eu endurecerei o coração de Faraó, para que os persiga, e serei glorificado em Faraó e em todo o seu exército; e saberão os egípcios que eu sou o SENHOR. E eles fizeram assim.
14:8 - Porque o SENHOR endureceu o coração de Faraó, rei do Egito, para que perseguisse os filhos de Israel; porém os filhos de Israel saíram com alta mão.
E o apóstolo Paulo confirma isto em RM 9:17-18 – “Porque diz a Escritura a Faraó: Para isto mesmo te levantei, para em ti mostrar o meu poder e para que o meu nome seja anunciado em toda a terra. Logo, pois, compadece-se de quem quer e endurece a quem quer”.
Em outras nove ocasiões, há a declaração de que o faraó se endureceu:
Ex 7:13-14 - Porém o coração de Faraó se endureceu, e não os ouviu, como o SENHOR tinha dito. Então, disse o SENHOR a Moisés: O coração de Faraó está obstinado; recusa deixar ir o povo.
Ex 7:22 - Porém os magos do Egito também fizeram o mesmo com os seus encantamentos; de maneira que o coração de Faraó se endureceu, e não os ouviu, como o SENHOR tinha dito.
Ex 8:15 - Vendo, pois, Faraó que havia descanso, agravou o seu coração e não os ouviu, como o SENHOR tinha dito.
Ex 8:19 – Os magos disseram ao faraó: “Isso é o dedo de Deus”. Mas o coração do faraó permaneceu endurecido, e ele não quis ouvi-los, conforme o Senhor tinha dito.
Ex 8:32 – Mas também dessa vez o faraó obstinou-se em seu coração e não deixou que o povo saísse.
Ex 9:7 – O faraó mandou verificar e constatou que nenhum animal dos israelitas havia morrido. Mesmo assim, seu coração continuou obstinado e não deixou o povo ir.
Ex 9:34-35 – Quando faraó viu que a chuva, o granizo e os trovões haviam cessado, pecou novamente e obstinou-se em seu coração, ele e os seus conselheiros. O coração do faraó continuou endurecido, e ele não deixou que os israelitas saíssem, como o Senhor tinha dito por meio de Moisés.
Em cada uma das cinco primeiras pragas, o faraó foi o agente exclusivo do endurecimento. Só a partir da sexta praga Deus confirmou a ação deliberada do faraó (9:12), como avisara a Moisés que faria.
Veja também Rm 1:24-28, principalmente o vs.28 - ... visto que desprezaram o conhecimento de Deus, ele os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem o que não deviam... |
Conclusão
O endurecimento do coração do faraó, quando vinculado à Deus, está se referindo a sexta praga em diante. Nas primeiras 5 pragas, o faraó se endurecera sozinho, pois vendo a ação de Deus sobre o povo egipcio, mesmo tendo sua pátria atingida por pragas "brandas", não aceitou a recomendação que Moisés havia feito e endureceu seu próprio coração. Na sexta em diante, as pragas foram mais fortes, culminando quase na destruição do egito, porém o próprio Deus endurecera o coração do faraó para mostrar que ele é maior que todos os deuses que o egito cultuava e que tais deuses não podiam fazer nada para ajudá-los.
Ou seja, não há contradição, pois o faraó se endureceu durante as 5 primeiras pragas e Deus o endureceu na sexta em diante. |