Temos livre arbítrio?

Sim. Dt 30:19

Não. At 13:48, Rm 8:29-30, 9:11-22, Ef 1:4-5, II Ts 2:11-12, II Tm 1:9, Jd 1:4

Textos

Sim:
Dt 30:19 – ”Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua semente,"...

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Não:
At 13:48 – ”E os gentios, ouvindo isto, alegraram-se e glorificavam a palavra do Senhor, e creram todos quantos estavam ordenados para a vida eterna”.

Rm 8:29-30 – ”Porque os que antes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou”.

Dt 9:11-22 – ”porque, não tendo eles ainda nascido, nem tendo feito bem ou mal (para que o propósito de Deus, segundo a eleição, ficasse firme, não por causa das obras, mas por aquele que chama), foi-lhe dito a ela: O maior servirá o menor. Como está escrito: Amei Jacó e aborreci Esaú. Que diremos, pois? Que há injustiça da parte de Deus? De maneira nenhuma! Pois diz a Moisés: Compadecer-me-ei de quem me compadecer e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia. Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece. Porque diz a Escritura a Faraó: Para isto mesmo te levantei, para em ti mostrar o meu poder e para que o meu nome seja anunciado em toda a terra. Logo, pois, compadece-se de quem quer e endurece a quem quer. Dir-me-ás, então: Por que se queixa ele ainda? Porquanto, quem resiste à sua vontade? Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura, a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim? Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra? E que direis se Deus, querendo mostrar a sua ira e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita paciência os vasos da ira, preparados para perdição,”...

Ef 1:4-5 – ”como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em caridade, e nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade,”

II Ts 2:11-12 – ”E, por isso, Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira, para que sejam julgados todos os que não creram a verdade; antes, tiveram prazer na iniqüidade”.

II Tm 1:9 – ”que nos salvou e chamou com uma santa vocação; não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos dos séculos,”

Jd 1:4 – ”Porque se introduziram alguns, que já antes estavam escritos para este mesmo juízo, homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de Deus e negam a Deus, único dominador e Senhor nosso, Jesus Cristo”

Descontradizendo

O que é livre-arbítrio?

Digamos que seja a livre escolha dos seres que compõem a existência (Deus, humanos, animais, e o restante da natureza). Estes seres tem escolhas livres! Será?

Vejamos algumas questões que não temos escolhas:
1. Não escolhemos nossos pais;
2. Não escolhemos o país em que nascemos;
3. Não escolhemos nossos nomes;
4. Não escolhemos existir;
5. Não escolhemos nascer pecadores;
6. Etc...

Enfim, muitas coisas em nossa vida não vem de escolhas. São condições!

Partindo para um segundo ponto (deixando de lado as questões que não temos escolhas), nossas escolhas barram num segundo ponto: o fator externo.

Nossas escolhas não são absolutas. Nossas escolhas sempre encontrarão no caminho ações, pessoas e condições que tanto podem favorecê-las quanto contrariá-las.

Por exemplo: Se escolho um caminho para chegar até devido lugar e um outro carro colide com o meu, fico impedido de chegar ao destino apesar de minha escolha de chegar até ele. Diante disto, as minhas escolhas sempre estarão limitadas pelas escolhas dos outros agentes livres que compõem a existência. As tuas escolhas, não podem impedi-los de também terem escolhas.

Olhando para isto, a pergunta que fica é: DEUS PODE ESCOLHER?

Se dissermos que não, então Deus não é livre. Ou seja, todos os agentes que compõem a existência são livres para escolher, menos Deus.

Se dissermos que sim, então não há nenhuma contradição nos textos acima mencionados. Pois Deus não está fazendo nada além do seu direito como um Ser livre tem de fazê-lo: o de escolher!

O texto de Dt 30:19 é um exemplo claro disto. Por exemplo: Eu como pai concedo ao meu filho escolhas diárias (como não comer determinado tipo de comida por exemplo) e em alguns momentos lhe tiro o direito de ser livre (como tomar banho – independente de sua escolha, ele toma banho obrigado ou não).

A escolha de Deus não anula as escolhas dos escolhidos, pois estes se encontram numa condição de gratidão de terem sido escolhidos por Deus. Pois afinal de contas, eles também tiveram parte nesta escolha.

Por exemplo: Eu escolhi minha esposa e a conquistei. Isto implica em que ela não teve escolha? É lógico que teve escolha. Porém, quem a escolheu primeiro fui eu.

Ninguém foi obrigado a nada, e nem é, de permanecer nesta condição. O fato é que ninguém em sã consciência (apesar de tentados) deseja o contrário desta condição.

Deus predestinou a quem escolheu predestinar e isto é uma condição de sua liberdade de ser livre para isto. Se dissermos que Ele não pode fazer isto, estamos dizendo que Ele não é livre. Você pode até não concordar com Ele, mas dizer que Ele não pode fazê-lo é colocá-lo na condição de não poder ter escolhas.

Concluindo

Não há contradição nenhuma nestes textos. Escolhas que envolvem agentes livres (Deus x homens) sempre envolverão alternativas contrárias. E estas não podem ser colocadas como contradição e sim apenas como escolhas diferentes. Se Deus em Dt 30:19 quis dar a Israel naquele momento uma escolha, o fez como um agente livre. Ele não se colocou numa condição de escravo das escolhas humanas por causa disto.