Algum moabita entrou na congregação do Senhor?

Não: Dt.23:3.

Sim: Rt 1:4, Rt 4:13, Rt 4:17.

Textos

Não:
Dt.23:3 – ”Nenhum amonita ou moabita entrará na congregação do SENHOR; nem ainda a sua décima geração entrará na congregação do SENHOR, eternamente”.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Sim:
Rt 1:4 – ”os quais tomaram para si mulheres moabitas; e era o nome de uma Órfã, e o nome da outra, Rute; e ficaram ali quase dez anos”.

Rt 4:13 – ”Assim, tomou Boaz a Rute, e ela lhe foi por mulher; e ele entrou a ela, e o SENHOR lhe deu conceição, e ela teve um filho”.

Rt 4:17 – ”E as vizinhas lhe deram um nome, dizendo: A Noemi nasceu um filho. E chamaram o seu nome Obede. Este é o pai de Jessé, pai de Davi”.

Descontradizendo

Por quê Deus disse que os moabitas não entrariam na congregação? Havia um motivo, ou Deus inventou uma Lei vazia de razões? Vamos ao contexto posterior:

Dt 23:4 – ”Porquanto não saíram com pão e água a receber-vos no caminho, quando saíeis do Egito; e porquanto alugaram contra ti a Balaão, filho de Beor, de Petor, da Mesopotâmia, para te amaldiçoar”.

Esta foi a razão de Deus proibir Israel de se relacionar com os moabitas.

No tempo dos Juízes, os israelitas viviam em paz com os moabitas. Era um novo tempo que não se aplicava mais a mesma situação do contexto em que a Lei havia sido colocada para Israel. O livro de Rute diz que havia fome em Belém de Judá. Devido a esta fome, Elimeleque foi morar em Moabe com sua família. Foi assim que seus dois filhos se casaram com mulheres moabitas, entre elas Rute.

Rute foi uma moabita que teve um devoção altruísta a sua sogra Noemi. Depois que seu sogro e seu marido faleceu, Rute permaneceu ao lado de Noemi que ficara sozinha no mundo (1:5). Rute disse a Nomei que o Deus de Noemi e o povo de Noemi agora eram seu povo (1:16). E este testemunho foi bem visto e aceito por todo o povo quando elas voltaram para Belém de Judá (2:11-12).

Porém a razão de Boaz ter se casado com uma moabita, no caso Rute, foi a preservação do nome do filho de Noemi (Malom) que havia sido marido de Rute (4:10). O filho de Boaz com Rute foi considerado como neto de Noemi e sua herança (4:16-17).

Diante disto, não se deve avaliar esta situação friamente fora do seu contexto. Esta exceção foi uma situação totalmente diferente de algo corriqueiro ou comum. A história de Rute foi única. A intenção nobre de Boaz também foi única. E a herança de Noemi foi preservada por meio desta exceção, caso contrário, a sua herança teria morrido com seus filhos.

Não se trata de uma contradição e sim de uma excessão. E que por sinal, muito bem justificada pelo seu contexto relatado acima

Conclusão

Toda regra tem uma excessão. E dentro da Lei houveram muitas excessões com algumas situações vividas por Israel. Nós jamais devemos nos esquecer que:

A LEI FOI CRIADA PARA O HOMEM E NÃO O HOMEM CRIADO PARA A LEI.

O espírito da Lei não é destruir o ser humano e sim protegê-lo. Na história de Rute, Deus olhou para o seu testemunho e esta alcançou misericórdia diante dos seus olhos. Esta misericórdia foi tão imensa que Rute entrou para a história na genealogia de Davi e do próprio Senhor Jesus Cristo. Se a Lei tivesse sido aplicada fora do seu verdadeiro intento, Davi nem teria nascido.

Toda a honra, e toda a Glória seja dada ao nosso Deus rico em misericórdia