A terra existirá para sempre?

Sim, a terra existirá para sempre. Dt 4:40, Sl 37:29, 78:69, 104:5, Ec 1:4

Não, a terra não existirá para sempre. Ela será destruída. Sl 102:25-26, Is 65:17, Mt 5:18, 24:35, Mc 13:31, Lc 21:33, Hb 1:10-11, II Pe 3:10, 3:13, Ap 21:1

Descontradizendo vs. por vs.

Dt 4:40 – ”E guardarás os seus estatutos e os seus mandamentos, que te ordeno hoje, para que bem te vá a ti e a teus filhos depois de ti e para que prolongues os dias na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá para todo o sempre”.

A terra de que se está falando aqui não é o planeta terra e sim a terra local que eles haviam conquistado.

Sl 104:5 – ”Lançou os fundamentos da terra, para que não vacile em tempo algum”.

Milagrosamente nosso planeta está localizado na órbita perfeita. Pois, se não estivesse exatamente onde está, a vida não existiria.

Sl 102:25-26 – ”Desde a antiguidade fundaste a terra; e os céus são obra das tuas mãos. Eles perecerão, mas tu permanecerás; todos eles, como uma veste, envelhecerão; como roupa os mudarás, e ficarão mudados”.

O sentido aqui é o de envelhecer. Todas as coisas passam, envelhecem, mas Deus permanecerá da forma como está. O sentido nada tem a ver com fim do planeta Terra.

O texto diz que a terra e céus perecerão (morrerão). O sentido aqui é o de deixar de existir de uma forma, para passar a existir de outra. A segunda parte do versículo reforça a idéia, com o trecho "como roupas os mudarás, e ficarão mudados". Se algo morre, tem como ser modificado após a morte??? Apenas se apodrecer, mas não deixa de ser algo morto. E no caso da terra, ela perecerá (deixará de ser o que é) para transformar-se em outra terra (será mudada), sem pecado, morte, fome, etc.

Mt 5:18 – ”Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei sem que tudo seja cumprido”.

Idem ao de cima

Mt 24:35 – ”O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar”.

Idem ao de cima

Mc 13:31 – ”Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão”.

Idem ao de cima

Lc 21:33 – ”Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não hão de passar”.

Idem ao de cima

Hb 1:10-11 – ”E: Tu, Senhor, no princípio, fundaste a terra, e os céus são obra de tuas mãos; eles perecerão, mas tu permanecerás; e todos eles, como roupa, envelhecerão,”

Idem ao de cima

II Pe 3:10 – ”Mas o Dia do Senhor virá como o ladrão de noite, no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra e as obras que nela há se queimarão”.

Idem ao de cima - deixaram de existir de uma forma para existir de outra (reforma)

II Pe 3:13 – ”Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça”.

Nova Terra (antiga que se transformou)

Ap 21:1 – ”E vi um novo céu e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe”.

Nova Terra (antiga que se transformou)

Is 65:17 – ”Porque eis que eu crio céus novos e nova terra; e não haverá lembrança das coisas passadas, nem mais se recordarão”.


Estes textos deixam margem para duas interepretações:

1. Que Deus criará um novo mundo e levará juntamente com Ele a sua noiva (igreja) para viver com Ele para sempre.

2. Que este mundo em que vivemos, simplesmente, será reformado. E, quando se refere as coisas passadas, está se referindo ao pecado, ao mal, e não literalmente a extinção da terra.

Diante destas duas interpretações o fato que permanece é que a terra não será extinta. Simplesmente será recriada (reformada) ou abandonada pela igreja que será transportada para um novo mundo.

Sl 37:29 – ”Os justos herdarão a terra e habitarão nela para sempre”.

De que terra o salmista está falando? Desta terra ou da nova terra? É lógico que esta palavra é profética e está se referindo a nova terra e não a este planeta destruído pela ação do homem.

Sl 78:69 – ”E edificou o seu santuário como aos lugares elevados, como a terra que fundou para sempre”.

Reforça a idéia de uma reforma na "terra", pois a terra foi fundada para sempre.

Ec 1:4 – ”Uma geração vai, e outra geração vem; mas a terra para sempre permanece”.

Idem ao de cima

Conclusão

Nenhum dos textos que a BDC utiliza para dizer que a terra será extinta, de fato quer dizer isto. Nenhum deles dá brecha para este tipo de conclusão.

Todos dizem de forma metafórica e profética, que a terra em que vivemos (com fome, dor, morte e pecado) deixará de existir para dar lugar a uma terra restaurada, assim como no início da criação. Nunca nenhum destes textos disseram que a terra nunca mais vai existir. Pelo contrário, afirmam que ela continuará para sempre.