O que Deus disse sobre os moabitas?

Os israelitas não lutariam contra eles, e a sua terra seria poupada: Dt 2:9

Com a ajuda de Deus, os israelitas os derrotariam e tomariam sua terra: Jz 3:28-30

Textos

Os israelitas não lutariam contra eles, e a sua terra seria poupada;
Dt 2:9 - ”Então, o SENHOR me disse: Não molestes a Moabe e não contendas com eles em peleja, porque te não darei herança da sua terra; porquanto tenho dado Ar aos filhos de Ló por herança”.

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Com a ajuda de Deus, os israelitas os derrotariam e tomariam sua terra:
Jz 3:28-30 - ”28 - E disse-lhes: Segui-me, porque o SENHOR vos tem dado a vossos inimigos, os moabitas, na vossa mão; e desceram após ele, e tomaram os vaus do Jordão a Moabe, e a nenhum deixaram passar.

29 - E, naquele tempo, feriram dos moabitas uns dez mil homens, todos corpulentos e todos homens valorosos; e não escapou nenhum.

30 - Assim foi subjugado Moabe, naquele dia, debaixo da mão de Israel; e a terra sossegou oitenta anos”

Descontradizendo

O Novo Dicionário da Bíblia, editado por J. D. Douglas, editora Vida Nova, faz o seguinte comentário:

“Os moabitas se espalharam para além de seu planalto e ocuparam áreas ao norte do Arnom, destruindo seus antigos habitantes (Dt 2:10...)..."

Pouco antes do êxodo, essas terras ao norte de Arnom foram arrebatadas de Moabe por Seom, rei dos amorreus. Quando Israel procurou permissão para viajar ao longo da "estrada real", que atravessava o planalto, Moabe recusou (Jz 11:17)... Moisés foi proibido de atacar Moabe, a despeito de sua atitude adversa, embora os moabitas, dali por diante, houvessem de ser excluídos de Israel (Dt 23:3-6; Ne 13:1).

Balaque, rei de Moabe, perturbado pelos sucessos alcançados pelos israelitas, mandou chamar o profeta Balaão, para que amaldiçoasse a Israel, agora estabelecida do outro lado do Arnom (Nm 22-24; Js 24:9).

Quando Israel se preparava para atravessar o rio Jordão, acamparam-se nas "planícies de Moabe" (Nm 22:1; Js 3:1) e foram seduzidos pelas mulheres moabitas a participarem de práticas idólatras (Nm 25; Os 9:10).

Nos dias dos Juízes, Eglom, rei de Moabe, invadiu terras israelitas até Jericó, e oprimiram Israel por dezoito anos. Eúde, o benjamita, o matou (Jz 3:13-30)”.

Comentando o contexto:

1. Israel havia pecado e por isso Deus os entregou nas mãos do moabitas durante 18 anos. (vs.12-14);

2. Israel se arrependeu de seu erro e clamou a Deus por libertação. (vs.15);

3. Eúde foi um juiz levantado por Deus para libertar Israel do cativeiro Moabita.

Os comentários e textos acima referem-se aos dias dos Juízes.

4. O contexto de Dt 2:9 não está dizendo que Israel jamais poderia levantar sua mão contra Moabe, mas que naquela situação Deus os impediu de fazê-lo.

Este, refere-se ao tempo da migração do Egito para a terra prometida, muitos e muitos anos antes. Nesta situação, Deus não permitiu que Moisés atacasse Moabe. Isso foi anos depois do êxodo.

Conclusão

A BDC novamente comete o erro de desconhecer totalmente o contexto de duas situações bem distintas eque uma nada tem a ver com a outra.

E além de violar o contexto da história, tenta inserir na Bíblia palavras que não estão escritas.

Não há nenhuma contradição, visto que a Bíblia não está dizendo que Israel jamais poderia levantar a mão contra Moabe, e sim que naquela situação com Moisés Deus o probiu de fazê-lo. Porém, na situação de Juízes foi bem diferente uma vez que Israel estava debaixo da escravidão moabita.

Diante disto, a BDC parece querer insinuar que Israel deveria permanecer na escravidão pelo resto da sua história porque Deus "disse" que eles não poderiam guerrear contra eles. Ou seja, diante disto, Israel deveria esperar que num belo dia Moabe de boa vontade os libertasse do cativeiro que já durava 18 anos. Que ingenuidade!