A Bíblia não foi escrita por homens?

É comum usarem este argumento para descreditar a Bíblia.

Como seria um livro escrito por Deus?

Bom, se a Bíblia fosse escrita literalmente pelo próprio Deus, como seria isso? E será que, mesmo existindo um livro escrito pelo dedo de Deus e uma tinta e papel divino, isto resultaria em alguma coisa de fato para com o comportamento da raça-humana? Os céticos dizem: Como posso acreditar num livro escrito por homens? E se fosse escrito por Deus faria alguma diferença? É comum você encontrar gente que acredita na Bíblia, em Deus, em Jesus Cristo, no inferno, no céu, na ressurreição, na volta de Jesus, e isto não resuta e nem produz nada de mudança no caráter delas.

O povo de Israel presenciou na sua história as maiores manifestações do poder de Deus em todo o relato Bíblico. E em que isto resultou? O povo se tornou mais crente devido a isto? O caráter deles foi transformado quando viram o mar-vermelho se abrir? A própria Bíblia diz o contrário. Uma viajem que deveria durar duas semanas durou 40 anos por causa da dureza de seus corações. Havia uma nuvem que lhes proporcionava sombra durante todo o dia. Uma labareda de fogo que os aquecia durante a noite. O maná descia do céu todas as manhãs. Codornizes em bandos lhes proporcionava toda a carne que precisavam. Viram um monte fumegar com a presença de Deus. Viram o chão se abrir e engolir os mais rebeldes. Eles viram! O que mais fizeram na sua caminhada com Deus foi ver! E daí? De que isto adiantou? O fato de eu acreditar ou ver o sobrenatural, ou mesmo, ter um livro sobrenatural escrito pelo próprio Deus faria alguma diferença na vida dos céticos?

"A Bíblia não é o tipo de livro que um homem escreveria caso pudesse, nem que poderia escrever, caso quisesse" (Lewis S. Chafer)

A franqueza da Bíblia

O que eu acho mais tremendo neste Livro é o fato dele expor os pecados, falhas e erros de seus personagens. Não há nenhuma preocupação ética em esconder os erros e pecados de seus heróis. São homens que mentiram, mataram, adulteraram, etc. Vocês já leram os livros das outras religiões mostrando as falhas de caráter de seus gurus? Ela foi escrita por homens e não por "super-homens" e isto é o que a torna tão especial. Porque eu posso olhar para ela e ver nela que o Deus que ela revela é um Deus que me ama pelo que eu sou e não pelo que eu deveria ser. Se nela tivesse descrito apenas homens perfeitos eu seria um homem frustrado. Graças à Deus ela foi escrita por homens e não por anjos! Graças à Deus ela foi escrita por gente como eu e você!

Pipe