Cânon

Gostaria de saber, qual é o método de escolha dos livros que entraram na biblia, quais eram os livros da Septuaginta ou versão dos setenta??

Respondendo

Testes:
1. Revela autoridade? - Veio da parte de Deus? (Esse livro veio com o autêntico "assim diz o Senhor?");

2. É profético? Foi escrito por um homem de Deus?;

3. É autêntico? (Os pais da igreja tinham a prática de "em caso de dúvida, jogue fora". Isso acentua a validade do discernimento que tinham sobre os livros canônicos".)

4. É dinâmico? Veio acompanhado do poder divino de transformação de vidas?

5. Foi aceito, guardado, lido e usado? - Foi recebido pelo povo de Deus?

Septuaginta
A Septuaginta possuia os mesmos livros do Cânon hebraico massorético (Antigo Testamento).

A Igreja Católica Manipulou os Livros do Cânon?

Chamamos de Cânon os livros que compõem o Antigo e o Novo Testamento.

Sempre se ouve da boca dos céticos, que a Igreja católica no ano 300 escolheu para compor a Bíblia apenas os livros que lhe interessava. Será?

Primeiro de tudo, se esta afirmação também inclui os livros do Antigo Testamento, ela é mentirosa. Pois o Antigo Testamento e todo o seu Cânon já era evidenciado pelos escritos judaicos do primeiro século. Em todos eles, todos os livros que até hoje compõe o AT já faziam parte do Cânon. Após a queda de Jerusalém em 70 A.D. o Concílio de Jâmnia apenas oficializou em definitivo o Cânon.

Isto deixa fora de questão a influência católica sobre o AT, uma vez que este concílio foi feito pelo Judaísmo liderados pelo Rabino Yohanan ben Zakkai antes do final do primeiro século.

E quanto ao Novo Testamento?

O maior testemunho contrário ao tema deste tópico é o de um homem chamado Irineu (180 A.D.).

Educado na Ásia Menor, aos pés de Policarpo, o discípulo de João, Irineu tornou-se bispo de Lion, na Gália, em 180 A.D.

Seus escritos confirmam o reconhecimento canônico dos quatro evangelhos, Atos, Romanos, 1 e 2 Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, 1 e 2 Tessalonicenses, 1 e 2 Timóteo, Tito, 1 Pedro e 1 João e Apocalipse.

Em Contra Heresias, tratado escrito por Irineu, é evidente que até 180 A.D. a idéia de quatro evangelhos se tornara axiomática em toda a cristandade.

F.F.Bruce afirma que:

"quando finalmente um concílio da igreja - Sínodo de Hipona (393 A.D.) - elaborou uma lista dos vinte e sete livros do Novo Testamento, não conferiu-lhes qualquer autoridade que já não possuíssem, mas simplesmente registrou a Cânonicidade previamente estabelecida".

Desde então, católicos e protestantes possuem o mesmo Cânon referente ao Novo Testamento.

Então, percebam que Irineu foi um século antes da era católica. E ele evidencia o testemunho de livros que, seguramente faziam parte da tradição da igreja primitiva. Esta consideráva-os como inspirados por Deus e tendo a mesma autoridade do AT.

Mesmo que o Sínodo de Hipona tenha oficializado o Cânon do NT dentro da era católica, ele apenas confirmou o que a tradição dos apóstolos e discipulos destes já faziam nos dois séculos anteriores de história da igreja.

Portanto, fazer afirmações de manipulações maldosas com relação ao Sinodo de Hipona é apenas expecular algo que não tem testemunho histórico.

Guilherme Born e Pipe